sexta-feira, 17 de setembro de 2010

de santa maría de la vega

patrona de salamanca y su tierra, como diz o programa de ferias y fiestas de salamanca 2010.

procurei alguma coisa legal sobre a santa pra colocar aqui, mas como o google não me ajudou fácil e eu tô sem paciência, vamos pular essa parte.

do dia 7 ao dia 15 de setembro, ocorreu o festival em celebração à padroeira de salamanca, com uma programação que abrangia desde concertos, esquetes e intervenções até campeonatos de golfe, exposição de carros antigos e corridas de carrinho de controle remoto.

assim que fiquei sabendo do festival, dei um jeito de pegar a programação e começar a me programar em relação ao que queria mais assistir. não seria muito difícil, até porque os esquetes e intervenções artísticas geralmente tinham mais de um horário de apresentação.
acontece que as coisas não saíram como o planejado (e pra isso o intercâmbio é um professor único. planejar é ótimo, você prevê gastos, dificuldades, possíveis problemas e suas soluções... enfim, tem uma falsa noção de controle. mas não passa disso, porque se for pra tudo acontecer do avesso do seu planejamento, vai acontecer) e eu acabei assistindo bem pouco do festival.


os esquetes eram todos de teatro de rua, meio itinerários, sabe? envolviam uma caminhada e etc... e eu só vi bonecos, carros alegóricos, fantoches, nada que tenha me chamado muita atenção, meio que uma mistura do carnaval de olinda com o do rio de janeiro. nada contra, acho ótimo, mas estava mais interessado em ver um palco italiano, digamos assim.

acabei cortando muita coisa do que eu tinha destacado previamente, inclusive alguns shows e concertos. arranjei outras coisas pra fazer, tive que resolver pendências do DNI (falo sobre quando ficar pronto), da universidad e da escuela de idiomas.

(sintam o meu entuasiamo. sim, ironia. a cidade ficou movimentada, as pessoas ficaram felizes, é muito bom ver incentivo e investimento nas artes... mas os espanhóis já não têm uma jornada de trabalho muito longa, durante os festivos, então... só pra dificultar minha resolução de burocracias)

problemas à parte, o que eu tive oportunidade de assistir do festival me agradou bastante. seguem alguns registros e comentários.

sabado, 11
20:00h concierto de grupos salmantinos de heavy
plaza de san román


tá, mentira, nem tudo que eu tive oportunidade de assistir me agradou bastante. exemplo vivo, a banda marca registrada, que começou esse show de heavy metal em espanhol.


eu sei que é feio eu dizer isso, mas espanhol me faz rir de vez em quando. principalmente quando vejo alguma coisa artística que se propõe séria, como teatro ou música... me parece redublagem mexicana, salvo poucas exceções. esse show não foi uma delas. ouvir heavy metal - ruim - em espanhol foi uma experiência mais engraçada do que jogar UNO por mais de meia hora, por conta do atraso deles. (nota: primeiro e único atraso que eu vivenciei até agora), porém não mais divertida.

acho, inclusive, que só nós chegamos na hora. nem músicos, nem técnicos e nem platéia estavam lá na hora indicada na programação. foram chegando alguns velhinhos que julgávamos estar perdidos ou simplesmente em sua caminhada, mas que ficaram pelo menos até irmos embora (tudo bem que isso não demorou muito...).
só depois veio a juventude do rock de salamanca. ah, praça portugal! me restrinjo a dizer somente isso.


foto do show. queria ter tirado de um balão do bob esponja que voou aleatoriamente, mas nem consegui. ai ai.


pelo menos o show serviu pra gente andar um pouco e conhecer um bocadinho de um lado da cidade que não conhecíamos. incrível por aqui é a capacidade de unir os prédios antigos como algo corriqueiro. uma loja da zara, correios, um posto de gasolina... já vi todos tanto em prédios modernos como em construções de pedra de pé direito enorme com inscrições em tinta vermelha numa fonte característica da cidade.


12, domingo
21:30h pepper pots y sweet vandals
plaza mayor


voltando à programação que eu gostei... as pepper pots!
depois do incidente com o show de heavy, decidi pesquisar um pouco na internet antes de me dispor a sair de casa por qualquer coisa. as pepper pots se mostraram algo como puppini sisters, andrew sisters, chordettes, dreamgirls... só que mirins.

quero dizer, pelo site eu não imaginei, parecem ser mulheres feitas. pelo clipe, inclusive. mas ao vê-las no palco, não consegui imaginá-las com mais de dezesseis anos.


a suposta pouca idade, no entanto, não diminuiu a qualidade do show. elas cantam bem, músicas boas. a banda se divertiu mais do que qualquer um no show, dava pra vê-los rindo enquanto faziam aquelas dancinhas de instrumentistas de sopro de jazz. enquanto uma das garotas toma a dianteira como solista, as outras assumem o papel de back vocals, e assim se revezam durante o show inteiro.


move! move! move right out of my life! não foi essa, mas bem que poderia ter sido, né?
detalhe que essa da direita deve ser novata, porque não encontrei nenhuma imagem dela no site oficial das garotas (nãosoutiete)


fora a própria aparência das meninas, algo que me fez pensar também que eram novas, foi o fato de errarem a coreografia vez ou outra. era muito engraçado quando as duas que estavam como back vocals ficam dessincronizadas nos movimentos - e não achei engraçado de um modo ruim, ficou um engraçado com personalidade, mas tenho quase certeza que não era a intenção.

enfim, o show delas foi bom, simpático. acho que elas podem ser muito boas ainda. com certeza valeu a pena sair de casa correndo, jantando só um sanduíche feito às pressas, até porque eu comi quando voltei


13, lunes
21:00h g de swing
patio de escuelas


mais uma vez, procurei na internet. encontrei um dj que remixava jazz e blues. me surpreendi, porque acreditava que g de swing era uma big band, pelo nome, mas fui porque o que pude ouvir no youtube foi bom.


chegando no patio de escuelas, um palquinho e dois violões, um baixo e um violino em cima. nem big band nem dj, mas ainda assim, g de swing foi um ótimo show. eles tocaram muito, inclusive wave e tico tico no fubá (fiz vídeos, mas não consigo colocá-los no blog... sempre dá problema).

durante a apresentação ventava tanto que esse pano preto do fundo derrubou um guitarra e cobriu o baixista, que tocou por alguns segundos vendado. ops, vamos lá, organização do evento! previsão do clima, hein? 

em frente ao palco, várias cadeiras com uma platéia predominantemente idosa (são muitos, muitos idosos em salamanca. talvez tantos quanto jovens. cadê as outras faixas etárias dessa cidade?), destacando-se um senhor sentado um pouco à minha frente que batia o pé no chão com uma destreza nunca dantes vista, variando o tempo e o ritmo da música sem ficar feio.
como eu estava sentado no chão, aproveitei um momento do vídeo do tico tico no fubá pra filmá-lo (isso é algo importante sobre mim em viagens: sou meio stalker. gosto de tirar fotos de pessoas desconhecidas e isso quase me mete em confusões de vez em quando).

13, lunes
22:00h spasmo teatro y the little band
plaza mayor

terminando a apresentação anterior, fomos comer uns pinchos (pelo que eu entendi, podem ser qualquer bocadillo, que, pelo que eu entendi, pode ser praticamente qualquer coisa que se coma rapidamente. é como um lanchinho?) de €1.00 pra enganar a fome.
não sei bem o que tinha no meu, acho que era atum, mas nem tava ruim. segunda vez que eu como atum e não acho ruim. na verdade, creio que atum era uma das coisas que eu não provava e não gostava na minha vida - não tô dizendo que tava bom também...

enfim, chegamos à plaza mayor e estava lotada. avistamos o palco de longe e ouvimos umbrella na versão de the baseballs (não ouviram? recomendo. o cd inteiro é bom, na verdade). quando a música terminou, entrou o grupo de humoristas com um esquete sobre super heróis e um godzilla de sons computadorizados e um barulho de poder psíquico irritante. não gostei e fechei logo a cara. sim, sou chato. 

under my umbrella ella ella ella e e e
a banda e os humoristas alternavam entre música e esquete, confesso que a banda ganhou mais pontos que os humoristas, principalmente quando eles começaram se posicionando como em uma boate, uma música começou e eles dançaram movimentando a cabeça. fingiram entrar nas boates, dançar bizarramente e levar fora de garotas.


mas depois eles incrementaram o esquete e ficou mais interessante, se mostraram melhores do que no anterior, inclusive, mas ainda fico com a little band como atração principal.



street dancers... break dancers... street break dancers... enfim, aquele pessoal da cúpula do dragão do mar (só que em salamanca) que vimos no caminho de casa, depois ainda do spasmo teatro y the little band. testando -mais uma vez - o upload de vídeo do brógui

ps.: eu ia colocar o vídeo. esperei um tempão pra carregar, mas como tava demorando muito, fui ver o tamanho do vídeo: 172mb pra 2 minutos? thanks, but no thanks. vocês sabem o que é break dance, procurem no youtube.


dias 14, martes, y 15, miércoles

queria ter visto os shows de the elements, banda de jazz, rosendo y mr. blues e do manuel carrasco. mas terça não lembro o que aconteu e quarta estava aprontando as coisas para a viagem para ávila no dia seguinte (post em breve).

agoraeu tô com fome e com sono, mas tenho que ter pique pra amanhã. valladolid!

Um comentário:

Unknown disse...

Tantas coisas pra ver né...vc está um crítico de arte bem rígido rsrs.

Dê umas pitadas de blog gastronômico (tipo Julie e Julia) sempre que puder também.

Offtopic: muito cuidado com os trens aí na Europa viu...veja todo.

http://www.youtube.com/watch?v=DRhOmVEAyok